Ativista cultural Junior Perim lança seu primeiro livro PANFLETO


Publicado pela Aeroplano Editora, PANFLETO, primeiro livro do ativista cultural Junior Perim, será lançado no dia 13 de dezembro, a partir das 19h, no Planalto Central. O livro faz parte da Coleção Tramas Urbanas, com curadoria de Heloisa Buarque de Hollanda, e patrocínio da Petrobras.

Uma vida, muitas vidas. É no relato de suas experiências como ogã, magarefe, operador de Xerox, vendedor de vinis, militante político, diretor de escola de samba e realizador de circo que Junior Perim captura os leitores com seu primeiro livro, PANFLETO. 

Nascido em São Gonçalo, periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, menino criado pela mãe que precisou trabalhar logo cedo, Perim conta, durante as páginas do livro, como escreveu a própria vida e transformou-se em um dos principais ativistas culturais de seu tempo.




PANFLETO, porém, não é apenas um relato em primeira pessoa de uma trajetória de superação e vitórias. Em suas páginas, o retrato de uma geração que se encantou com a militância política pós-ditadura, gritava palavras de ordem anti-imperialistas e tentava mobilizar as massas com manifestos.

Embora seja inegável a essência única da trajetória de Perim, é quase impossível não se identificar, durante a leitura, com seus sentimentos, vitórias e desilusões. Difícil não entender a sua decepção com a política partidária e o serviço público, deixar de vibrar com sua decisão de cair – literalmente – no samba, e não apoiar a sua decisão de largar tudo para criar um projeto social.

Aos 40 anos, Junior Perim é hoje um dos principais pensadores e indutores do circo no Brasil e faz do picadeiro o seu palanque principal: é um dos coordenadores do Circo Crescer e Viver, instituição genuinamente carioca que mistura trabalho social com formação profissional, valorização das artes circense, preservação da tradição e fomento à inovação. 

Presidente da Federação Ibero-americana de Circo, Perim assina a idealização e a direção geral e artística do Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro – que já em sua primeira edição, realizada em junho deste ano, nasceu como o maior evento do gênero na América Latina e ocupou, com um circuito artístico, todas as favelas pacificadas do Rio de Janeiro.

"Em PANFLETO narro a minha história como trabalhador e militante social, falo das minhas crenças e descobertas, todas decisivas para minha formação como sujeito.", explica Perim. "Mas, antes de tudo, minha singela obra tem como objetivo dividir com a juventude a ideia de que a utopia é a marreta certa para quebrar os muros do cotidiano complexo da cidade."

Para o professor-doutor e coordenador geral do Observatório de Favelas, Jailson de Souza Silva, que assina a quarta capa de PANFLETO, “Perim é um das mais atuantes e brilhantes figuras de uma galera que, desde os anos 1990, vem colocando a periferia carioca no mapa da metrópole, afirmando discursos e práticas que reinventam a forma de ser morador das favelas e periferias: Eliana Sousa, Celso Athayde, José Junior, Guti Fraga, Marcus Faustini, Jorge Barbosa são algumas dessas pessoas dedicadas a pensar, intervir e mostrar que a ação coletiva, criativa, transformadora é necessária e possível. Assim, sinta-se parte deste projeto de uma cidade mais humana e justa. E este pertencimento começa por essa leitura obrigatória”.

Superação, inovação, criatividade, invenção. Palavras que sintetizam a alma de PANFLETO, mas não a explicam inteiramente: para compreendê-la é preciso entrar no estranho e tão familiar universo de Junior Perim. 

A renda da venda do livro em Brasília será destinada ao projeto "INTERVENÇÕES EM CIRCO SOCIAL" que vem sendo realizado no Continente Africano ( https://intervencoesdecircosocial.wordpress.com/).

Clique aqui e confirme sua presença no Evento do Facebook:


PANFLETO, de Junior Perim
Quarta capa de Jailson de Souza e Silva
196 p – R$ 28,00 

Lançamento em Brasília
dia 13 de dezembro, às 19h

MARTINICA CAFÉ
CLN 303, Bloco A, Loja 4
Telefone: (61) 3326-2357. 


Contato
Luciana Bento/Pauta Positiva Comunicação
(21) 3251-1699/(21) 8103-7215
lucianabento@pautapositiva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário